segunda-feira, 24 de março de 2008

Sete Cachoeiras - Distrito de Ferros/MG

Passei a semana santa no interior de Minas Gerais. Lá conheci Sete Cachoeiras, lugarejo de um povo acolhedor que fica a 30 km de Ferros montanha adentro. É uma estrada com muito verde e água. Pelo caminho dá para ver e ouvir muitas quedas d'água.
Foi interessante ver como a cultura popular ainda está viva em algumas regiões. Assisti a malhação do Judas na praça. O Judas era recheado de amendoim. E ainda tinha um boi, muito parecido com o "Boi Calemba" do Nordeste, que acompanhava o Judas por todo o lugarejo. Mas as tradições do local não acabam ai... Lá o pessoal coloca uma cabeça de boi nas plantações para afastar o mal olhado.
E a beleza natural do local... Sem comentários... As fotos estão ai para mostrar.











14 comentários:

Anônimo disse...

adorei suas fotos, tambem sou um fã de ferros e sete cachoeiras. sou casado com a Irene que é filha do senhor Emidio Ferreira neto, que é de sete cachoeiras.
abraços...
Ramon Gutenberg

Márcia Milagre disse...

Oi Ramon,

Obrigada pelo comentário.
Meu esposo conhece o Emidio, mas não lembra muito bem das filhas dele, acho que ele as conheceu a muuuuuito tempo atrás. Ele é neto do Domingos Rudeco e sobrinho do Chico do dé. Sua esposa deve conhecer.

Abraço.
Márcia Milagre

Anônimo disse...

ola Márcio Milagre...
fico muito feliz em ter noticias do pessoal de ferros e sete cachoeiras,,,,
nasci em tres marias, porem meu coraçao é de ferros e sete cachoeiras.
atualmente moro em tres marias, e fico muito ansioso em saber noticias destas cidades....
meu email: ramongutemberg@yahoo.com.br


abraços Ramon

Unknown disse...

fico feliz em conhum pouquinho da origem do meu marido.ele é de sete cachoeiras.o pai dele é o inhom da lia.era muito conhecido la(ja falecido).um abraços

Anônimo disse...

bom dia, a terceira foto vc poderia informar onde foi tirada, minha familia é de Ferros e da Sete.

admrf@hotmail.com

Márcia Milagre disse...

Essa foto foi tirada na marcenaria do avô do meu esposo, em sete.

Anônimo disse...

Marcia,
td bem ?
Adorei as fotos.
abçs,
Lúbia

Edu Soares disse...

Olá Marcia.. Muito legal seu blogger de Sete Cachoeiras, meu pai (Nonô) morou la durante anos, ele era filho de Geraldo Cachico, e Maria Gabriela, ainda hoje mora la minha tia ( Fiinha, esposa do Olinto) muito antigo e conhecido na região. Mas mais uma vez parabens, é bom ver nossas origens

Márcia Milagre disse...

Olá Eduardo Soares...
Meu esposo é de Sete. Ele conhece o Olinto. Meu esposo é neto de Domingos Moraes, conhecido como Domingos Ruberico. O avô dele ainda mora lá.
Valeu pelo comentário.

maria disse...

OI PESSOAL FIQUEI MUITO FELIZ EM VER MINHAS ORIGENS SOU DE 7 CACHOEIRA SOU FILHA DE LINDOLFO SOARES LAGE NETA DO JUCA LAGE NA ÉPOCA ESCRIVÃO,MINHA MÃE É ARACI RODRIGUES DE MENES TAMBÉM FILHA DA CIDADE .COMO É MARAVILHOSO VER ESSE TESOURO PRESERVADO, DA MUITA VONTADE DE ESTAR LÁ. OBRIGADO A QUEM FEZ ESSAS MARAVILHOSAS FOTOS.FIQUEI ORGULHOSA DA TERRINHA.

Anônimo disse...

pra quem gosta de pedras ótimo lugar bom para fazer britas.

Anônimo disse...

Se o mundo tem fim. Sete Cachoeiras está quase na divisa. Ferros, uma cidade que não produz nada. Não gera emprego, não gera impostos.Sua receita não vai além das verbas recebidas do FPM ( Fundo de Participação dos Municípios). Dinheiro remetido pelo Governo Federal e Governo Estadual. E assim, os políticos da cidade 9 vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários vão engordando os seus bois e ampliando suas fazendas, enquanto o resto do povo vai vivendo de bolsa família e uma minguada aposentadoria rural. Essa é a cidade de Ferros e o seu Distrito Sete Cachoeiras. As fotos postadas não representam a veracidade da realidade. Trata-se de um rio praticamente podre. Água imunda, sem nenhum tratamento. As pedras do fundo do rio já estão todas à mostras, em decorrência do rio que está na UTI. E, o que é pior, o recurso mais próximo fica na Comarca de Ferros. Lá nós temos um hospital, sem recurso nenhum. Quem sabe se correr até BH há salvação para ele? Mas acho difícil.























Unknown disse...

Ola a todos. Um excelente Natal a todos. Um ano novo com muita saúde, esperança e fé. Parabéns a Márcia por divulgar uma parte de Minas Gerais que toca no coração de muito. Toda parte do mundo tem seus prós e contras, mas como somos seres humanos podemos ter idéias positivas para Ferros e seus distritos crescer. E uma parte que pertence a todos por isso devemos fazer criticas construtivas. O lugar e lindo tenho imenso orgulho de Sete cachoeiras. Meu avô mora lá e em 2015 completa 100 anos de vida. Meu pai tambem é morador de sete, tio, primos. A familia e grande e conhecida. Por isso pensamento positivo para que boas idéias surjam para melhor estilo de vida. Abraços a todos parentes e amigos de longo tempo que tenho lá. Feliz ano novo

Márcia Milagre disse...

Obrigada André. Feliz 2015 para você e sua família. Bjs.