quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Algumas das minhas realizações no "O Jornal de Hoje" como fotógrafa.

Minha trajetória como fotógrafa profissional começou por um acaso. Eu já gostava muito de fotografia, tinha minha máquina profissional e sempre que aparecia, fazia cursos para aperfeiçoamento. Fiz cursos com Wellington Lima, Adrovandro Claro e Ricardo Junqueira (Fotógrafo publicitário desde 1986. Autor da capa do disco “Que País é Este”, do Legião Urbana.). Em 1998 estava deixando um emprego quando fui convidada por um dos fotógrafos do jornal, João Maria Alves, para acompanhá-lo. Meu foco era fotos artísticas, publicitária. Tudo como hobby. Mas como experiência aceitei. Falei com o diretor do jornal que liberou para que eu acompanhasse João Maria. Lembro com se fosse hoje. Era época de chuva e fomos fazer uma matéria em um bairro onde as casas estavam caindo. A foto era dentro de uma dessas casas, sem luz, na maior escuridão, sem condições de olhar pelo visor ou utilizar o automático da máquina. E ainda tinha que enquadrar o dono da casa. João Maria simplesmente guardou a máquina dele e disse: “Hoje eu não trabalho”. Quase cai para trás. Eu não imaginei que eu fosse fotografar para o jornal, e muito menos no primeiro dia. E se eu falhasse? Não teria foto para aquela matéria. Final da história... A foto saiu perfeita. Tanto enquadramento, como foco e iluminação. Fui aprendendo um pouco de foto-jornalismo, mas não deixei de ver as imagens pelo ângulo publicitário. No primeiro dia já tive fotos publicadas e diariamente elogios da redação. O meu enquadramento era diferente e os jornalistas gostavam disso. Em menos de 15 dias um dos fotógrafos pediu afastamento e eu fui contratada. Comecei sem nenhuma pretensão e tornei-me fotógrafa de cidade. Foram sete meses de muitos cliques, o que contribuiu muito para a minha seleção na pós em cinema que cursei na PUC/RS. Aliás, foi para fazer a pós que deixei o “O Jornal de Hoje”. Durante o meu tempo em Porto Alegre ainda tive a oportunidade de fotografar para o livro “Cinema, Imprensa e Sociedade em Porto Alegre.”, de Fábio Augusto Steyer. Estes meses no “O Jornal de Hoje” foi um tempo maravilhoso onde aprendi muito e me senti realizada por ver que meu trabalho estava dando bons resultados. Fui inclusive escolhida para ser a fotógrafa oficial da Revista do “O Jornal de Hoje”. Posso resumir o meu tempo no “O Jornal de Hoje” como uma oportunidade do destino que me trouxe grande aprendizado.















Nenhum comentário: