segunda-feira, 18 de julho de 2011

Santuário do Caraça - Santa Bárbara/MG



Quem vem a Santa Bárbara não pode deixar de visitar um dos pontos mais importantes da região: o Santuário do Caraça, com entrada única pelo distrito de Brumal (sentido ao subdistrito de Sumidouro).
A Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM) é a proprietária e mantenedora do Santuário do Caraça.
Fundado em 1774, o Santuário do Caraça abriga um rico patrimônio histórico, cultural e ambiental.
Além do Santuário religioso, o Caraça tem uma pousada e é uma Unidade de Conservação, na categoria de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), decretada pelo IBAMA em 1994.
O conjunto orográfico da Serra do Caraça constitui o penúltimo contraforte meridional da Cordilheira do Espinhaço. Seu ponto culminante, que é também a maior elevação da região, é o Pico do sol, com 2072 m de altitude.





Apresenta as antigas instalações muito bem preservadas do Seminário, desativado após um grande incêndio em 1968: a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em estilo neo-gótico do século XVIII, que tem no altar a múmia de São Pio, trazida da Itália (com um cálice do seu sangue); clausura; bibliotecas e museu. Esse antigo Seminário conta com meio de hospedagem próprio destinado, exclusivamente, ao relaxamento, oração e retiro espiritual.




Devido a sua localização geográfica (altitude, clima, relevo, etc.), a Reserva do Caraça apresenta em seu território uma rica biodiversidade, abrindo espécies endêmicas (que só ocorre na região) e espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará.
O clima caracteriza-se pelo predomínio de temperaturas amenas durante o ano, com médias anuais que variam em torno de 15°C.

Quantos pássaros tem nessa foto?

E nessa?





No Centro Histórico, o turista poderá visitar:
* o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens. A Igreja em estilo neo-gótico veja a obra do Mestre Athaíde como o quadro da Santa Ceia e o corpo de São Pio Mártir (o primeiro corpo de santo que veio para o Brasil como oferta do Papa Pio VI. Tal relíquia compreende o corpo todo do Santo, revestido de cera);
* o prédio do antigo Colégio que hoje abriga o Museu, uma valiosa Biblioteca e um auditório para reuniões;
* Claustro para ver a Catacumba e o Relógio do Sol;
* Calvário;
* Centro de Visitantes para assistir o documentário que conta a história do Caraça; e muito mais.



Como disse o ilustre D. Pedro II em sua visita ao Caraça em 1881:
“Só o Caraça paga toda viagem a Minas”.

fonte: Prefeitura de Santa Bárbara

2 comentários:

Anônimo disse...

Atualmente vivo em BH,sou desta região ,mora em uma humilde roça"Santana do Morro,conhecida como Ranca Toco,conheço todas maravilhas do lugar,pena que tudo isso esta acabando.Os alguns turista nao respeitam a natureza.
E por isso toda essa maravilha Bicame de Pedra,cachoeiras e lagos estao acabando ,estive lá no carnaval e fiquei super chateada pela falta de educaçao de algumas pessoas que passam por lá.Gostei do seu blogger continua divugando essa natureza maravilhosa que esta acabando.

Márcia Milagre disse...

Obrigada pelo comentário e elogio ao blog. Voltei lá nesse carnaval também. Dessa vez fui na cascatinha. Depois vou postar mais fotos dessa nova ida ao caraça aqui.